Aldeia Multiétnica

A Aldeia Multiétnica é um território na Chapada dos Veadeiros dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e quilombolas, com princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio material e imaterial brasileiros. Está localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado a 20 km de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Lançada em 2007, tornou-se um ponto de encontro entre diferentes povos indígenas e entrou no calendário anual de representantes de muitos povos indígenas como Kayapó/Mebêngôkré (PA); Avá Canoeiro (GO); Krahô (TO); Fulni-ô (PE); Guarani Mbyá (SC); Xavante (MT); e Yawalapiti, Kamayurá e Waurá, do Alto Xingu (MT).

No evento, realizado até 2019 em toda primeira semana da segunda quinzena do mês de julho, eles se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras (cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais, arte); compartilhar as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais; e debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes. 

No local, até o momento, temos sete casas indígenas tradicionais construídas na Aldeia, por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) e Kalunga, do maior território remanescente quilombola do Brasil (GO). Em 2019, a Xapono, casa tradicional Yanomami, foi a sétima casa indígena construída no centro da Aldeia, tornando-se um lugar de trocas e encontros entre todas as etnias. Ela foi desenhada por Davi Kopenawa, importante liderança, especialmente para nosso espaço.

Em 2021, por conta da pandemia da Covid-19, após um período de reestruturação, a Aldeia Multiétnica reabriu para um turismo de experiências, com visitação às cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, a um poço exclusivo do Rio Couros e a todo o espaço cultural. A Hospedaria fica aberta o ano inteiro para receber hóspedes em busca de integração cultural e imersão na natureza. O espaço é ideal para viagens em grupo e vivências.

Para verificar disponibilidade e reservas, envie um e-mail para aldeia@encontrodeculturas.com.br ou no WhatsApp (61) 9 8585-7670.

· ·

Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Aldeia Multiétnica