Notícias

Copa Garrincha de Futebol começa nesta segunda-feira (10) na Aldeia Multiétnica

10//07/2023 | Por Narelly Batista | Foto: Raissa Azeredo

O que era para ser uma simples brincadeira, acabou virando jogo sério aqui na Aldeia Multiétnica. A Copa Garrincha de Futebol tomou corpo na noite deste domingo, quando lideranças indígenas de cada etnia sortearam os times com que vão disputar. 

O futebol é mesmo uma atividade que alcança todas as pontas. Pudemos ver ao longo dos últimos três dias a confiança com que cada um dos povos possuem no futebol que jogam. Os Fulni-ô começaram a brincadeira reforçando a memória de Garrincha, que como Fulni-ô, representou o Brasil em importantes conquistas do povo brasileiro. Já o povo Xinguano, lembrou que para além do futebol, também possui a Huka huka, luta tradicional que deu origem ao MMA. Chegaram até a propor, em caso de derrota, uma luta para desempatar. 

O povo Kariri Xocó, com mais ousadia, reforçou que seu povo se assemelha aos grandes ídolos do mundo futebolístico, como Messi, Neymar e Pelé. Os Guarani M’Byá mostraram que sua juventude tem força e energia de sobra para ganhar o torneio. Os Krahô também desafiaram a encontrarem jogadores mais rápidos que eles. Isso porque são treinados com base na corrida de tora, esporte tradicional que os faz ter uma preparação física invejável. O povo Kayapó foi um dos primeiros a apresentar seus times. Dois times femininos e um masculino. Sabem que são bons e da guerra. Já os Xavante, oníricos, tomaram o desafio e avisaram: “hoje vamos sonhar com a vitória e vamos alcançar.” A cosmovisão deste povo é profundamente ligado ao mundo dos sonhos e por isso já sabem como construir a estratégia de vitória. Dormiram cedo.

O Brasil e o futebol não é mesmo para amadores.

10 de julho

Jogo 1: Masculino - Kayapó x Fulni-ô
Jogo 2: Masculino - Krahô x Guarani
Jogo 1: Feminino - Krahô x Kayapó

11 de julho

Jogo 3: Masculino - Xavante x Aldeia 
Jogo 4: Masculino - Xingu x Kariri-Xocó
Jogo 2: Feminino - Ķayapó x Xingu 

12 de julho 

Jogo 5: Masculino - Vencedor do jogo 1 x Vencedor do jogo 2 
Jogo 3: Feminino - Vencedor do jogo 2 x Aldeia 

13 de julho 

Jogo 6: Masculino - Vencedor do Jogo 3 x Vencedor do jogo 4
Jogo 4: Feminino - Final

14 de julho 

Jogo 7: Masculino - Final

· ·

Um projeto da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Aldeia Multiétnica